sábado, 23 de maio de 2009

Você sabe quais são suas qualidades?

Todos nós temos qualidades, mas nem sempre conseguimos percebe-las e valoriza-las. Nem todo mundo consegue lidar bem com suas conquistas, minimizando aquilo que já conseguiu e supervalorizando o que falta, gerando frustração e falta de estímulo para correr atrás do que se quer. Assim, nunca tem forças para atingir seus objetivos e acaba sempre faltando alguma coisa para alcançar o êxito, criando uma bola de neve.
Em geral, as pessoas tendem a se criticar, a se cobrar, e raramente conseguem ter consciência de suas reais qualidades. Isso acontece por estarmos sempre nos comparando a alguém que é muito mais bonito, mais inteligente e mais feliz, trazendo um sentimento de inferioridade que não nos permite perceber nossa própria beleza, inteligência e felicidade.
Temos que ter nossos próprios valores e basear nossas vidas neles, aprendendo a buscar aprovação e reconhecimento em nós mesmos. Estes valores não podem ser baseados em nosso desempenho e sucesso, nem em comparações e expectativas de outras pessoas, pois assim sempre haverá uma luta entre o que se espera de nós e o que nós realmente somos. E isso inclui nossas qualidades, que acabam sendo desprezadas não só pelos outros, mas por nós mesmos.
Por isso, aprenda a avaliar seus dons, seus talentos, suas qualidades. Sem julgá-los ou compará-los, apenas constate-os e se pergunte por que não os valoriza mais. Olhe para dentro de si, dê mais valor aos seus sentimentos, à pessoa que você é e aos obstáculos que já enfrentou, independente do que os outros vão pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário