sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Aprendendo com as crianças - a felicidade está em nós mesmos!


Estamos sempre buscando a felicidade, procurando recursos que nos proporcionem a sensação de estarmos felizes nem que seja por um curto espaço de tempo. Para isso recorremos a especialistas, best sellers, pensadores e gurus quando a resposta pode estar muito mais próxima do que se imagina. Onde? Olhe em volta e perceba quem são as pessoas que estão felizes o dia todo? As crianças!

Isso mesmo, as crianças são as melhores professoras quando o assunto é ser feliz, sabe por quê? Por que elas estão abertas para o mundo e vivem cada momento sem pré-conceitos nem receios que as impeçam de seguir em frente, elas simplesmente vivem o presente como o tempo mais importante da suas vidas, acreditam na realização de seus sonhos e desejos, e não desistem de alcançá-los.

Elas tem um brilho de descoberta no olhar, procurando sempre novidades para colorir suas vidas de aventuras e encontram alegria nas pequenas coisas, passam a maior parte do tempo sorrindo, e fazem caras e bocas que desmontam quase todas as caras feias que venham a olhar para elas. As crianças confiam mais nas pessoas, tem maior facilidade em fazer amigos, pois se entregam aos relacionamentos por inteiro.

As crianças dão risada quando sentem vontade, choram quando sentem vontade, brigam e xingam como se nunca mais fossem trocar olhares com a outra pessoa, mas numa fração de segundo estão pedindo desculpas, despindo-se de seu orgulho para salvar uma amizade. Qual foi a última vez que você fez isso?

Os adultos, por puro orgulho e por medo dos pré-conceitos, muitas vezes não expressam seus reais sentimentos, deixam ir pessoas muito queridas pelo simples fato de não darem o braço a torcer, por não quererem ouvir a outra versão da história ou por não conseguir aceitar e admitir o próprio erro, respondem uma cara feia com outra cara feia, ao invés de dar um sorriso ou um abraço. Os adultos acabam se limitando a rotina do dia-a-dia, esquecendo aqueles sonhos da infância, e assim vão se fechando numa conchinha que mais tarde acaba os aprisionando.

Os adultos precisam reaprender a encarar a vida de uma forma mais simples, olhando pra trás e lembrando dos momentos felizes da sua infância, e de como as coisas mais difíceis eram resolvidas com determinação e coragem. Precisam relembrar que uma boa conversa e falar a verdade resolvem praticamente todos os mal-entendidos, e que um abraço e um sorriso valem mais que mil palavras. A felicidade está na forma que vemos o mundo, seja com a rigidez e complexidade de um adulto ou com a leveza e entusiasmo de uma criança. A pureza das crianças está dentro de cada um de nós, e com certeza é a fonte da felicidade que tanto procuramos. Deixe esta criança sair e se divertir, pois a vida é curta para deixarmos as coisas para amanhã.

artigo publicado no site www.garopabamidia.com.b
contato: karinafederbusch@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário